Bem vindo ao Portal da FETAEPE | Sábado 20 de Abril de 2024

Telefone (81) 4141-0560 E-mail fetaepe@fetaepe.org.br

Fetaepe

Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras
Assalariados Rurais de Pernambuco

Notícias da Fetaepe

Notícias da Fetaepe

STTAR de Petrolina realiza atividade de planejamento


icone facebook icone twitter icone whatsapp



Por solicitação da diretoria recém-eleita do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina-PE (STTAR), a Fetaepe coordenou nos dias 27 e 28 de maio de 2022, por meio do Secretário Geral, Acácio Lima e da assessora de formação política sindical da Federação, Ana Paula de Albuquerque, o planejamento do STTAR de Petrolina.

No primeiro momento em grupos de trabalho, toda a diretoria, suplentes e conselheiros fiscais realizaram a avaliação do cenário interno, considerando a luta, a gestão e a organização sindical, bem como identificou os desafios do sindicato em relação aos cenários político, econômico e social.

Na oportunidade a assessora da Fetaepe fez a análise de conjuntura apresentando questões que desafiam e impactam diretamente o movimento sindical de trabalhadores/as assalariados e assalariadas rurais (MSTTAR).

Ao final do dia 27/05, os participantes assistiram o vídeo produzido pela Fetape e Fetaepe no ano de 2016: “A força que vem do campo” – A história da organização e da luta dos assalariados e assalariadas rurais em Pernambuco.

O vídeo provocou emoção e resgatou a luta nos momentos de dificuldade no início da organização dos assalariados rurais no município de Petrolina, até a conquista da primeira Convenção Coletiva de Trabalho da Hortifruticultura Irrigada do Vale do São Francisco-PE no ano de 1994. O debate suscitou a importância do sindicato como uma entidade de luta e de resistência e da necessidade de não se prender ao assistencialismo.

"Essa oficina mostra que trabalhamos de maneira participativa e colaborativa. Todos os diretores do STTAR Petrolina têm vez e voz nesta gestão. Assim como os conselheiros e suplentes. Ao longo desses dois dias, formamos grupos de trabalho que estão trazendo uma visão plural das necessidades do nosso público. A partir dessa série de discussões, formaremos nossa pauta, que é a agenda de atuação do nosso sindicato", explicou a diretora de Organização Sindical, Simone Paim.

A presidente do STTAR Petrolina, Maria Joelma, justificou a importância do encontro. "Fomos escolhidos pela base e é os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras assalariados rurais que vamos atender. Daqui nossa gestão sairá organizada e com metas traçadas, para o bem do nosso associado", 

No segundo dia (28/05) a diretoria do STTAR de Petrolina construiu o Plano Operativo Anual/2022, no qual identificou as ações programadas para este ano de 2022 e definiu as diretrizes para a gestão 2021-2025, com o foco na Unidade na Luta!!

icone facebook icone twitter icone whatsapp


« voltar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Para maiores informações acesse nosso Termo de Privacidade.